Jovialidade da pele com os bioestimuladores

Jovialidade da pele com os bioestimuladores

Com o passar dos anos o corpo passa a produzir menos colágeno, proteína de grande importância para a pele, responsável pela elasticidade, sustentação e firmeza. Depois dos 30 anos, esse efeito é natural. Mas pode com avanço cientifico pode ser amenizado com o uso de bioestimuladores. Já ouviu falar?

Esta técnica relativamente nova é ótima para manter uma pele com mais firmeza, uma suavização dos sinais do envelhecimento, um contorno mais definido, textura e brilho na medida certa.

As aplicações são simples, os bioestimuladores proporcionam um rejuvenescimento natural através do estímulo do organismo a produção de colágeno. Eles provocam uma leve reação inflamatória na derme, uma camada mais profunda da pele, fazendo com que os nossos fibroblastos, (células responsáveis pela produção de colágeno) se ativem e produzam novas fibras que dão sustentação à pele. Eles podem agir também como preenchedores, como no caso do Ellansé e do Radiesse, que, dependendo da concentração e do número de sessões volumizam a área tratada. Em alguns casos, eles podem substituir ou ser associados aos preenchedores. Já o Sculptra é bastante usado para a flacidez facial e corporal, para dar aquela levantada no bumbum, por exemplo.

A quantidade de sessões e de produto a ser aplicado varia de acordo com a pessoa e necessidade, cada caso é personalizado. A média de sessões normalmente varia de duas a três, com intervalos de 3 meses a1 ano e os resultados são visíveis já a partir da primeira sessão.

Alguns resultados que você pode obter com bioestimuladores:

  • Rosto – rejuvenesce e reduzindo a flacidez.
  • Braços – firma a pele e reduz a flacidez.
  • Abdômen – firma a pele e reduz a flacidez.
  • Coxas – firma a pele e reduz a flacidez.
  • Glúteos – firma, reduz flacidez e auxilia no tratamento da celulite.

Os bioestimuladores mais utilizados são a hidroxiapatita de cálcio, o ácido polilático e a policaprolactona, mais conhecidos respectivamente pelos nomes comerciais de Radiesse, Diamond, Sculptra e Ellansé. Vamos conhecer mais sobre eles?

Sculptra

Ao estimular o colágeno, o ácido polilático melhora o contorno facial e corporal e atenua sulcos, rugas e marcas de expressão. Não é um preenchedor, mas pode resultar em um leve aumento de volume, mais natural. No rosto, é indicado para áreas de pouca mobilidade para dar sustentação, e contraindicado na região dos olhos e boca. No corpo, trata celulite e flacidez dos braços, coxas, glúteos e abdômen. É totalmente biocompatível com o tecido cutâneo, geralmente não causa reações alérgicas.

Ao ser injetado, o Sculptra provoca uma reação inflamatória controlada das células da pele chamadas fibroblastos que iniciam um processo de produção de colágeno, ocorrendo reconstrução da substância fundamental da derme. Diferente dos preenchedores comuns, cujo resultado pode-se observar logo após a aplicação, o Sculptra atua de dentro para fora e, apesar de se notar uma aparente melhora depois de aplicar, o corpo absorve o produto, desaparecendo por completo esse inchaço em alguns dias. O que ocorre depois é um espessamento da pele gradual no decorrer dos dias subsequentes, à medida que o corpo vai produzindo seu próprio colágeno. Por isso, o resultado é mais duradouro e natural.

Radiesse/ Diamond

Assim como o Sculptra, o Radiesse age estimulando a produção de colágeno pelo organismo e também atua como preenchedor. É indicado para pacientes acima dos 30 anos quando os primeiros sinais de envelhecimento começam a aparecer. Seu efeito dura em média de 12 a 18 meses. Por ser um componente natural dos ossos, a hidroxiapatita de cálcio não gera reação inflamatória crônica ou imune.

Além do efeito de preenchimento imediato, a Radiesse estimula a produção natural de colágeno e age na recuperação, firmeza e elasticidade da pele. É indicado para amenizar rugas e marcas de expressão moderadas e graves no rosto. Nas mãos, trata a perda de volume disfarçando os tendões e minimizando a flacidez da pele. Recomendado também para pescoço, colo, interno de braço e joelhos. Pode ser associado ao ultrassom microfocado para contorno do rosto, papada, pescoço e braço, reforça o combate à flacidez.

Ellansé

Este bioestimulador começou a ser utilizado no Brasil em 2018. Ele melhora a textura da pele, deixando-a firme, sedosa e com aparência saudável. Além disso, a policaprolactona ajuda a recuperar o volume perdido devido à diminuição natural da gordura do rosto. Com exceção dos lábios e pálpebras, onde não deve ser aplicada.  Imediatamente após a aplicação é possível sentir a pele mais firme, saudável e bonita.

É especialmente indicada para peles mais maduras ou de quem passou por processo de emagrecimento severo. Serve também para aplicações ósseas criando pontos de sustentação. Pode dar 20 a 30% mais volume do que o gel de ácido hialurônico, por isso, é necessário cuidado na aplicação.

A vantagem deste bioestimulador é que não é necessário retocar regularmente. Consultas rotineiras com o médico de confiança são suficientes para avaliar a evolução dos efeitos ao longo do período de eficácia escolhido, que pode ser de 1 ano até 4 anos.

Onde é geralmente aplicado: maçãs do rosto, queixo, têmporas, bigode chinês e mandíbula.

Rose Muner

Rose Muner

Doutoranda em ciências biomédicas; Especialista em acupuntura; Especialista em Dermato funcional; Especialista em cosmetologia clínica; Especialista em cosmetologia aplicada à estética; Especialização em acupuntura estética pela Beijing Tradicional Medicine Training Central (WFAS); Proprietária do Centro Estética Belíssima há 15 anos; Especialista em procedimentos invasivos não cirúrgicos; Extensão em anatomia em cadáver( EUA); Especialização em ozonioterapia; Especialista enfermagem em Dermatologia).