Conhecer nossas origens, ter consciência das histórias familiares, nos da possibilidade de evitar repeti-las podendo assim escolhermos um novo caminho. O que herdamos de nossos ancestrais vai muito além de características físicas, grande parte de nossos conflitos e dificuldades são frutos de vivências dolorosas, segredos e conflitos traumáticos vividos por nossos antepassados, essas influências transgeracionais e fidelidades familiares inconscientes, podem nos prender, paralisando o crescimento do indivíduo, muitas vezes o impossibilitado de encontrar sua verdadeira personalidade.
Alguns acontecimentos passados se repetem de geração após geração, alguns inclusive nas mesmas datas, o que dentro da psicogenealogia chamamos de síndrome de aniversário. Quando datas significativas para a família se repetem, podendo ser idades também, como por exemplo um membro da família descobre uma doença ou sofre um acidente, na mesma data ou idade que um membro anterior também sofreu, o filho nasce no dia do aniversário da mãe... Se observar dentro de sua família provavelmente irá encontrar muitas datas que se repetem e histórias que vem sendo repetidas por várias gerações.
Somos capítulo de uma história maior, que está sendo escrita ao longo de diferentes gerações através do inconsciente familiar. Saber de onde viemos, quem são essas pessoas que não conhecemos, mas que estão na raiz de quem somos, é um caminho fascinante que nos ajudará a dar um passo importante para chegar a uma compreensão mais profunda de qual é o nosso verdadeiro papel no mundo.