A polêmica Copa América

A polêmica Copa América

A Copa América a ser realizada nos próximos dias se tornou um assunto que extrapolou as 4 linhas indiscutivelmente, e vem sendo pauta para todos os programas esportivos que acompanhamos independentemente do posicionamento das emissoras ou dos comentaristas. Aqui explano meu posicionamento diante de alguns fatos.

Primeiramente, precisamos falar quanto a organização da distribuição dos anos do torneio. Houve tempos em que era disputada a cada 2 anos, depois 3, até procurarem organizar a competição de forma mais tradicional a cada 4 anos assim como Copa do Mundo e Olimpíadas. Mesmo assim foi incluída a Copa América Centenária, alteraram-se algumas edições, ou seja, aí já começou a bagunça.

A competição perdeu credibilidade, mesmo tentando de todas as formas utilizar-se de recursos para atrair a atenção dos meios de comunicação. Até realizar o torneio fora do continente foi tentado, mas a competição nos Estados Unidos não foi o sucesso esperado. O Brasil e a CBF sempre presente nas decisões políticas da Conmebol passou a ter uma relação conturbada e os próprios clubes brasileiros sofreram com decisões da entidade nas competições sul-americanas.

Após a desistência de Colômbia e Argentina com motivos totalmente coerentes, a CBF se interessa em sediar a edição por já ter no Brasil as estruturas físicas prontas após sediar a Copa do Mundo. É a chance de voltar a ter força no cenário político como se ficasse com crédito com a Conmebol. Desnecessário, poucos ligam pra Copa América não é mesmo?! E daí, se não acontecer?! Mas a oportunidade surgiu e pode ter certeza que alguém vai sair ganhando e alguém vai sair perdendo com isso.

Segundo ponto importante foi a repercussão política que tudo isso envolveu. Mas sem defender nenhum dos lados, vamos falar sobre os riscos com relação ao Covid-19. Estão sendo realizadas as Competições Nacionais, Libertadores, Sul-Americana, Eliminatórias. Muitas vezes as viagens dentro do território nacional são mais longas que alguns países vizinhos que disputarão a Copa América. Diante disso não há argumentos, os protocolos se seguidos como o proposto são seguros para a população, não haverá publico, não haverá exposição maior que o normal.

Há quem argumente: “Tem dinheiro para Futebol, mas não tem dinheiro para Vacina? “

Não podemos ser ignorantes a esse ponto não é mesmo. As Leis Orçamentárias possuem definições extremante distintas com relação ao que será gasto em cada pasta dos governos. Se vão ser seguidas ã risca aí é outra história. Mas uma coisa não exclui a outra.

Então pra concluir os dois primeiros pontos, a principal emissora do país perde o direito de transmitir a competição, em um dia transmite as eliminatórias, e logo em seguida se posiciona contrária à Copa América?! Hipocrisia total. Se não é seguro, se é perigoso realizar a Copa América, não devem ser realizadas as demais competições!

O terceiro ponto é com relação ao posicionamento dos jogadores e comissão técnica.

Julgo válido qualquer posicionamento, respeito muito as opiniões e acredito que quando embasado nos argumentos merecem todo o apoio. Mas será que é opinião do grupo ou há interesse?

Nossa seleção brasileira passa por um período de incertezas, onde ninguém é unanimidade. Tite sempre questionado nas escolhas das convocações. O próprio Neymar é amado e odiado com a mesma força pelos torcedores.

Fato é que jogador tem que jogar futebol. Técnico tem que escalar e organizar sua equipe taticamente. E nem isso estão fazendo de forma totalmente satisfatória. Aí sim depois de cumprir com suas obrigações podem utilizar-se da influência para defender suas ideologias. Minha opinião é que se não se sentem confortáveis ou seguros, é só não jogar. Quem não quer pede pra sair, e novos nomes receberiam a oportunidade e certamente iriam querer mostrar serviço.

Será que os atletas que não querem jogar irão ficar isolados com suas famílias? Não tem ninguém organizando as festinhas nos barcos milionários ou viagens aos locais mais caros do mundo? Não é um julgamento, mas um questionamento visando entender se é ideologia ou se é interesse.

Pra finalizar a opinião:

Penso que a Copa América é sim desnecessária, poucos ligam atualmente. Porém já que foi confirmada e será realizada, ela não oferece nenhum risco que já não ocorra nas demais competições. Se houver aglomeração a culpa é da própria população. E por último, tem muito jogador querendo ser influência fora de campo para as vezes tirar o foco de onde ele está em dívida e esquecendo de fazer o principal que é jogar futebol.

A camisa da nossa seleção é muito pesada e deve ser usada como uma armadura pra defender sim nosso país. Nos melhores e nos piores momentos. Não é para promover nem denegrir A ou B. É para quem irá deixar ela molhada de suor em campo correndo atrás dos objetivos e das vitórias.

Willian Giasson

Willian Giasson

- Graduação em Educação Física - Bacharel e Licenciatura
- Técnico Nível 3 - Confederação Brasileira de Voleibol
- Campeão Brasileiro Escolar