O Gol “fora de casa” no Futebol

O Gol “fora de casa” no Futebol

Nesta quinta-feira (24), a UEFA (entidade máxima do futebol europeu) anunciou que em suas competições na próxima temporada não haverá mais os chamados gols qualificados.

A decisão veio após inúmeras discussões do comitê da entidade, e afetará todas as competições de clubes que forem administradas por ela, a principal delas será a Champions League.

A partir de 2021/22, quando houver o empate no somatório das duas partidas, ou seja, os dois times com o mesmo número de gols, haverá ao fim do segundo jogo dois tempos de 15 minutos de prorrogação e, caso necessário, a disputa de pênaltis. O gol fora de casa ainda será válido como critério adicional para classificação na fase de grupos das competições.

Como é a regra do Gol fora de casa?

A regra do "gol fora de casa" funcionava da seguinte forma: para determinar o vencedor de um mata-mata de ida e volta, quando havia o empate no número de gols agregados, o time que marcasse mais gols fora era considerado o vencedor.

Isso levantava muitas questões para discussão quanto à justiça dos resultados, principalmente entre alguns treinadores. Equipes que eram eliminadas tendo vencido um jogo e perdido o outro pela mesma diferença de gols se sentiam prejudicadas.

Se pensarmos que muito do que é proposto pelos europeus pode virar tendência para as demais competições mundo afora, o gol qualificado pode estar com os dias contados nas competições mata-mata.

O futebol tem muito de sua magia em sua imprevisibilidade. Equipes superiores muitas vezes não conseguem colocar em prática o favoritismo. Falhas individuais, lances polêmicos ou até mesmo influência de um cartão vermelho ou lesão de algum jogador podem colocar tudo a perder em termos de estratégias das equipes.

Por já conter tantas variáveis, nesse caso pode ser que a disputa no tempo extra e nas penalidades, possa procurar trazer mais justiça para a equipe que deva passar de fase.

A tentativa é válida. Vamos acompanhar o andamento dessas competições na próxima temporada, para aí sim pensar em estabelecer esta regra para as demais competições

Willian Giasson

Willian Giasson

- Graduação em Educação Física - Bacharel e Licenciatura
- Técnico Nível 3 - Confederação Brasileira de Voleibol
- Campeão Brasileiro Escolar