ABONO: Auxílio Brasil começa a ser pago hoje; veja calendário e quem tem direito a receber

ABONO: Auxílio Brasil começa a ser pago hoje; veja calendário e quem tem direito a receber

Imagem / Reprodução / Play Store.

O Auxílio Brasil, programa que substitui o Bolsa Família, vai começar a ser pago nesta quarta-feira (17). A Caixa Econômica Federal (CEF) inicia os pagamentos do novo programa social do governo com reajuste de 17,84%, alterando o valor médio do benefício de R$ 189 atuais para R$ 217,18. E todas as 14,5 milhões de famílias que receberam o Bolsa Família no mês de outubro vão ser incluídas automaticamente no Auxílio Brasil, sem a exigência de recadastramento.

Os pagamentos, que vão ter início nesta semana (veja calendário abaixo), seguem o calendário habitual do extinto Bolsa Família, sempre nos dez últimos dias úteis do mês e seguindo a ordem do número final do NIS. Em dezembro, por conta das festas de fim de ano (Natal e réveillon), o pagamento é antecipado e vai ocorrer entre os dias 10 e 23 de dezembro, sempre em dias úteis.

Bom lembrar que o Auxílio Brasil é o programa social que substitui o extinto Bolsa Família e não é uma prorrogação do auxílio emergencial, que foi encerrado em outubro. Quem recebeu o auxílio emergencial em 2021 não vão receber o Auxílio Brasil.

Calendário de pagamentos do Auxílio Brasil em novembro

Data de pagamento         

17 de novembro      Beneficiários com NIS de final 1

18 de novembro      Beneficiários com NIS de final 2

19 de novembro      Beneficiários com NIS de final 3

22 de novembro      Beneficiários com NIS de final 4

23 de novembro      Beneficiários com NIS de final 5

24 de novembro      Beneficiários com NIS de final 6

25 de novembro      Beneficiários com NIS de final 7

26 de novembro      Beneficiários com NIS de final 8

29 de novembro      Beneficiários com NIS de final 9

30 de novembro      Beneficiários com NIS de final 0

Fonte: Caixa Econômica Federal

Ou seja, nada muda para quem já recebia o Bolsa Família. Os cartões e senhas utilizados para saque do Bolsa Família continuarão válidos e poderão ser utilizados para o recebimento do Auxílio Brasil até que novos cartões sejam emitidos.

Quem recebia o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem, em conta Poupança Social Digital, vai receber o Auxílio Brasil da mesma forma e vai poder seguir movimentando o dinheiro pelo aplicativo.

As pessoas também vão poder usar os mesmos canais para sacar o benefício e para tirar dúvidas e checar informações. São eles: aplicativo Caixa Tem, terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, além das agências da Caixa, que voltam a funcionar em horário regular a partir de 23 de novembro, entre 10h e 16h (horário de Brasília).

A Caixa lançou o aplicativo do Auxílio Brasil, que substituirá o aplicativo Bolsa Família. Nele, o beneficiário poderá consultar a disponibilidade do seu benefício pelo novo app, valor e data de pagamento, entre outras informações. O aplicativo do Auxílio Brasil está disponível nas plataformas Android e IOS (clique no link do seu sistema operacional para baixar o app).

Quem já tem o aplicativo do Bolsa Família instalado terá atualização automática. Quem preferir pode tirar dúvidas sobre o benefício no Atendimento Caixa ao Cidadão pelo telefone 111.

Por Daniel Cristóvão, Valor Investe — São Paulo

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.

 

Edson da Cunha

Edson da Cunha

Bacharel em Direito pela UNIVEL - Universidade de Cascavel, radialista comunicador e apresentador na emissora de Rádio Viola 98,1FM de Guaraniaçu.