Agosto deverá ser marcado pela passagem de três frentes frias.

Agosto deverá ser marcado pela passagem de três frentes frias.

Fenômeno La Niña deve voltar nos próximos três meses

Tudo indica que o próximo mês — que começou neste domingo (1º) — será marcado pela passagem de três frentes frias no Rio Grande do Sul: uma por volta do dia 10; outra na virada da quinzena; e uma terceira na última semana. Previsões preliminares da Somar garantem que, antes da última frente fria, a temperatura se eleva bastante e vai ser o período mais quente de agosto, com máximas perto de 30°C em algumas cidades.

Fenômeno La Niña deve voltar nos próximos três meses

O mestre em meteorologia da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e responsável pelo Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), Flávio Varone, divulgou o prognóstico para agosto, setembro e outubro. Segundo ele, o próximo trimestre ainda permanecerá sem influência de eventos climáticos globais, o que manterá o restante do inverno e o começo da primavera com padrões próximos da média no Rio Grande do Sul. “Nos próximos meses há previsão de retorno do fenômeno La Niña, o que poderá provocar a redução da chuva no último trimestre de 2021”, aponta.

Para os meses de agosto e setembro, as precipitações deverão se manter próximas da média na maioria das regiões. Somente algumas áreas da Campanha poderão ter valores ligeiramente superiores a normal em agosto. Em outubro, a previsão indica a redução da chuva, e são esperados volumes abaixo da média em grande parte do Estado, com maior diminuição da precipitação na Metade Leste. O prognóstico das temperaturas mínimas e máximas indicam valores abaixo da normalidade em todo o Rio Grande do Sul, com elevação natural das máximas entre setembro e outubro.

por Maira Kempf