ENSINO SUPERIOR: Professores de universidades estaduais do PR entram em greve; 80 mil estudantes podem ficar sem aulas.

ENSINO SUPERIOR: Professores de universidades estaduais do PR entram em greve; 80 mil estudantes podem ficar sem aulas.

Imagem/G1.Com

Professores de seis universidades estaduais do Paraná aprovaram greve a partir desta segunda-feira (15). Mais de 80 mil estudantes podem ser afetados pela mobilização. Veja como fica cada instituição mais abaixo.

De acordo com as universidades, os serviços prestados à comunidade, como os Hospitais Universitários, estão com atendimentos mantidos.

Universidades que aderiram à greve:

Unioeste

Uenp

Uepg

Unespar

UEL

UEM

Conforme o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), os docentes questionam o reajuste salarial de 5,79%, anunciada pelo governo do estado, diante das perdas salariais, que acumuladas, chegam segundo o sindicato, a 42%.

O Andes afirmou ainda que o Governo do Paraná se negou a receber os representantes sindicais dos docentes de cada universidade e que por isso foi definida a paralisação, através de assembleias, para pressionar o governo estadual a "abrir uma mesa de negociação pela reposição salarial, e também para apresentar prazos concretos em relação à proposta de carreira docente".

Em nota, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) informou que tem discutido as pautas que envolvem os professores e funcionários das instituições com lideranças e sindicatos que representam as categorias.

A pasta informou ainda que "a proposta de reformulação das carreiras foi apresentada e encaminhada para avaliação das demais áreas do estado, uma vez que envolve aspectos orçamentários".

A nota finaliza afirmando que a greve é "precipitada e pode prejudicar o diálogo".

Os docentes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) decidem em assembleia na próxima quarta-feira (17) se aderem ou não ao movimento.

Veja a seguir como ficam as atividades em cada instituição:

Unioeste

O Sindicato dos Professores Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) informou que na Reitoria, em Cascavel, a adesão dos docentes é de 100% com paralisação na graduação e pós-graduação.

Nos campi de Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo, a adesão é de 80%. Já no campus de Francisco Beltrão, é de cerca de 50%.

As atividades de clínicas e atendimentos à população, tidos como essenciais, não serão paralisadas.

O g1 aguarda retorno da assessoria da instituição.

UENP

A assessoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) informou que soube da decisão dos docentes na quarta-feira (10).

A instituição afirmou ainda que respeita "a manifestação das e dos docentes e reconhece o trabalho essencial no processo educacional e no desenvolvimento acadêmico da Universidade. Também reconhece a greve como direito assegurado e instrumento legítimo de reivindicação por melhores condições de trabalho".

A instituição afirmou que as atividades administrativas estão ocorrendo normalmente.

O g1 tenta contato com o sindicato que representa os docentes da instituição para dados relacionados a adesão ao movimento.

UEPG

A assessoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) informou que ocupa a Presidência da Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e que atua com os reitores da entidade junto ao Governo do Paraná para a aprovação do Plano de Carreiras Universitárias.

A nota afirma ainda que a proposta está "em fase avançada de negociação e, se aprovada, contemplará demandas históricas dos agentes universitários e professores das universidades".

A UEPG disse ainda que as atividades administrativas estão sendo realizadas normalmente.

Em nota, a Sinduepg/Andes-SN, informou que a greve foi aprovada por unanimidade no dia 10 de maio. No campus Central da UEPG a greve conta com adesão de 95% de professores, enquanto no campus Uvaranas a estimativa do Comando da Greve Docente é de 90%

UNESPAR

O Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Paraná (Sindunespar) informou que a proposta de greve foi aprovada por quase 80% dos docentes da instituição, com 218 votos favoráveis, 39 votos contras com 17 abstenções.

O g1 aguarda retorno da assessoria da instituição.

UEL

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) afirmou apenas que a paralisação iniciou na instituição na segunda-feira (8).

O g1 tenta contato com o sindicato que representa os docentes da instituição para dados relacionados a adesão ao movimento.

UEM

Em nota, a Universidade Estadual de Maringá afirmou que aguarda o comando de greve comunicar a instituição sobre a paralisação para entender melhor as reinvindicações dos docentes e poder se manifestar a respeito.

Via/G1.Com

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.