GUARANIAÇU: Adolescente sofre Surto Psicótico; SAMU e PM atendem a ocorrência.

GUARANIAÇU: Adolescente sofre Surto Psicótico; SAMU e PM atendem a ocorrência.

Imagem / Ilustrativa

Na madrugada deste sábado 25/09, a equipe do SAMU foi acionada para atendimento na Rua Paraná, bairro Bertuol onde familiares, solicitaram atendimento a um adolescente de 15 anos, que estaria sofrendo um surto psicótico.

No local, os socorristas do SAMU precisaram de apoio da Policia Militar, tendo em vista que o adolescente encontrava-se agressivo. Após a chegada da PM, o paciente foi contido pela equipe do SAMU e encaminhado ao Hospital Santo Antônio.

O que leva a pessoa a ter surto psicótico?

Segundo informações a causa mais frequente de ocorrência do episódio psicótico é a Esquizofrenia, mas pode ocorrer também na fase mais aguda do Transtorno Bipolar e de Depressão, bem como em indivíduos que possuem Transtorno de Personalidade, como por exemplo: a Síndrome de Borderline. Outro fator que pode desencadear o surto é o uso de substâncias psicoativas. Bem como condições clínicas como infecções, pós-operatórios e intoxicação por medicações. Algumas doenças clínicas ou mesmo no cérebro também podem provoca-lo. Pessoas com uma personalidade muito sensível podem apresentar crise psicótica se sofrerem um trauma muito intenso. E sim, a predisposição genética também pode desencadear uma psicose.

O que fazer quando se deparar com uma pessoa em surto?

Recomenda-se não confrontar a pessoa durante o surto; manter uma atitude vigilante e tranquila até chegar ajuda especializada, acionar a ambulância ou os bombeiros, pois o surto psicótico é uma emergência médica; afastar objetos que ofereçam risco, como: facas, armas e qualquer outro utensílio que apresente perigo.

Redação

RRMAIS.COM.BR “Informação com Credibilidade” - Guaraniaçu-PR.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.

Edson da Cunha

Edson da Cunha

Bacharel em Direito pela UNIVEL - Universidade de Cascavel, radialista comunicador e apresentador na emissora de Rádio Viola 98,1FM de Guaraniaçu.