Secretaria da Saúde registra 5 mortes por dengue no Paraná

Secretaria da Saúde registra 5 mortes por dengue no Paraná

Informe semanal da dengue divulgado nesta terça-feira (30) pela Secretaria estadual da Saúde totaliza 5.540 casos confirmados da doença desde o início do período, em agosto de 2020. São 1.023 casos a mais que a semana anterior, que somava 4.517 confirmações.

O Informe registra cinco novos óbitos provocados pela dengue. Os casos ocorreram entre 25 de janeiro a 9 de março de 2021.

Duas mortes foram em Londrina: um homem de 69 anos, que apresentava comorbidade, hipertensão arterial e insuficiência renal crônica, e uma jovem de 19 anos, sem doenças pré-existentes.

Os outros óbitos foram registrados em Maringá, mulher de 89 anos, com quadro associado de hipertensão; em Paranavaí, homem, de 46 anos, com hipertensão e obesidade, e em Paraíso do Norte, mulher de 20 anos, que estava no puerpério.

Hoje, o Paraná tem a confirmação de 14 óbitos por dengue no período epidemiológico.

“O Governo do Estado segue em alerta para a dengue; o vírus está circulando, temos casos confirmados em 231 municípios paranaenses e pedimos que a população nos apoie neste enfrentamento, pois os focos e criadouros do mosquito estão concentrados nos domicílios”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

“É preciso verificar e eliminar pontos que acumulem água. Insistimos na recomendação: vamos remover os criadouros, cobrindo caixas d´água, baldes e reservatórios que ficam destampados nos quintais, além de outros cuidados como evitar os pratinhos com água nos vasos de plantas. A dengue é grave e causa mortes como confirmamos em nossos registros e monitoramento semanal”, afirmou.

INFORME – 22 municípios apresentam casos de dengue com sinais de alarme; dois municípios passaram a constar da relação neste informe, Colombo e Sengés.

11 municípios apresentam casos de dengue grave; o município de Londrina entrou para a lista nesta semana.

O Informe registra 45.798 notificações para a dengue distribuídas em 350 municípios.

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias - AEN