Imagem/Catve.com
Começa hoje (21) mais um grande desafio do Cascavel Futsal na temporada. O Tricolor inicia sua trajetória em defesa do título da Copa Libertadores da América de Futsal. Este ano a competição é disputada na Venezuela, em Caracas, que assim como o Brasil tem dois representantes: o campeão venezuelano e a cidade sede.
O país verde e amarelo tem o Joinville, que ficou com a vaga depois de campeão da Supercopa e o Cascavel Futsal ficou com o direito de jogar a competição continental justamente por ter conquistado o título em 2022.
A Cobra está no Grupo A: Cascavel, Tigres (Venezuela), Panta Walon (Peru) e Cerro Porteño (Paraguai). Desses rivais o time cascavelense conhece apenas o Panta Walon, clube que enfrentou na mesma primeira fase do ano passado. Foi um jogo complicado que terminou 2 a 1 Cascavel.
O primeiro jogo do Tricolor será neste domingo (21) contra o Tigres Futsal, um dos donos da casa. É o duelo de abertura da Libertadores 2023. A disputa está marcada para começar às 11h (horário de Brasília). O Tigres é o atual campeão da Venezuela.
Nesta temporada o Cascavel Futsal tem 62% de aproveitamento. Não chega ser um excelente aproveitamento, mas ainda assim é considerado um dos favoritos na competição. Afinal de contas, é o atual campeão e ainda pesa a favor da Serpente o fato de disputar o mais difícil campeonato de futsal do mundo, a LNF.
Dos 12 participantes, apenas Cascavel e Cerro Porteño (2016) foram campeões da Libertadores. Aliás, o time paraguaio também entra na lista de favorito. Outro time que não é brasileiro e que conseguiu a façanha de conquistar a América foi o San Lorenzo. O campeão de 2021, superado pelo Cascavel Futsal na semifinal da edição anterior, não está na competição. O Barracas é o representante da Argentina. Carlos Barbosa, Jaraguá, Internacional, Banespa, Intelli/Orlandia, Atlântico de Erechim e Brasil Kirim são os outros campeões.
Ainda em comparação com a Libertadores de 2022, a deste ano tem seis novidades: Centauros Caracas (Venezuela), Deportes Recoleta (Chile), Fantasmas (Bolívia), Joinville, Real Antioquia (Colômbia) e o próprio Tigres (Venezuela). Esses clubes não jogaram a última Libertadores.
O Grupo B é composto por: Joinville, Fantasmas-BOL, Barracas-ARG e Real Antioquia-COL. Na Chave C estão: Peñarol-URU, Sportivo Bocca-EQU, Centauros-VEN e Deportes Recoleta-CHI. A Libertadores que começa hoje vai até o dia 28 de maio.
O sistema de disputa é o mesmo do ano passado. São seis jogos para o título. Os dois melhores de cada chave e os dois melhores terceiros no geral se classificam para as quartas de final. Se conseguir a vaga para a segunda fase como primeiro colocado do Grupo A, o Cascavel Futsal vai pegar o segundo melhor terceiro nas quartas. Se avançar em segundo, enfrenta o primeiro do Grupo C. Se for primeiro melhor terceiro, poderá ter pela frente o Joinville no mata-mata, já que pegaria o primeiro do Grupo B. A única maneira de termos uma final brasileira é caso Cascavel e Joinville avancem em primeiro nas suas chaves.
Libertadores- 1ª Rodada
Domingo (21 maio)
11h - Cascavel Futsal x Tigres
13h - Cerro Porteño x Panta Walon
15h - Joinville x Fantasmas
17h - Barracas x Real Antioquia
19h - Centauros x Deportes Recoleta
21h - Peñarol x Bocca
Via/Catve.com
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” - Guaraniaçu-PR.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.