Conselho de Medicina lança plataforma para verificar se atestado é falso; veja como funciona

Conselho de Medicina lança plataforma para verificar se atestado é falso; veja como funciona

Foto: Marcelo Leal/Unsplash.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou o Atesta CFM, nova plataforma online que permitirá a emissão, validação e chancela de atestados médicos de forma digital. A iniciativa visa combater fraudes e irregularidades, trazendo mais segurança tanto para médicos quanto para empresas e trabalhadores.

Com o novo sistema, atestados médicos passarão a ser emitidos e verificados com o respaldo de um banco de dados integrado, que respeita as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A plataforma trará benefícios diretos para todas as partes envolvidas.

Segundo o CFM, os médicos poderão contar com a segurança de que seus documentos não serão adulterados, enquanto empresas terão um mecanismo confiável para validar os atestados recebidos. Os trabalhadores também serão beneficiados, pois terão a certeza de que os documentos que apresentam são autênticos, além de poderem acessar o histórico de atestados emitidos em seu nome.

O uso da plataforma será obrigatório a partir de 180 dias após a publicação da norma. Em novembro, médicos já poderão emitir atestados digitais pela ferramenta, incluindo documentos de saúde ocupacional, afastamento, e acompanhamento médico. Para os profissionais que atuam em locais sem acesso à internet, será possível usar talonários físicos com códigos de segurança, integrados ao sistema.

Outro ponto importante do Atesta CFM é a agilidade no processo de emissão e recebimento de atestados. O trabalhador, ao ser atendido, pode autorizar o envio direto do documento para a empresa, sem necessidade de entregá-lo fisicamente. Isso evita a perda de documentos e facilita o gerenciamento de ausências por parte das empresas, além de reduzir custos com armazenamento e processamento de papel.

A plataforma também contribuirá para a organização de documentos médicos, eliminando o uso de carimbos físicos e papéis timbrados. Isso ajudará a coibir fraudes, como o roubo de receituários e carimbos, e permitirá um controle mais eficiente das atividades profissionais dos médicos. O Atesta CFM surge como uma solução tecnológica para um problema de longa data, garantindo mais segurança e eficiência na gestão de atestados médicos no Brasil.

Via / Agência Brasil

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.