Terceira onda de calor do ano deve se estender até a próxima semana; temperaturas podem chegar a 40°C.

Terceira onda de calor do ano deve se estender até a próxima semana; temperaturas podem chegar a 40°C.

Imagem: VladisChern/Shutterstock

A terceira onda de calor do ano deve durar até a próxima semana, de acordo com os modelos meteorológicos. Segundo a Climatempo, as temperaturas acima da média devem ser observadas até a próxima terça-feira (20).

Inicialmente, a previsão era de que o fenômeno se estendesse somente até sexta-feira (15). A meteorologista Maria Clara Sassaki, porta-voz da Climatempo, explica que houve um prolongamento da duração da onda de calor, que deve atingir o Sul, o Sudeste e parte do Centro-Oeste.

"O ápice dessa onda de calor deve acontecer entre quinta e sábado. No domingo, a previsão é de uma leve oscilação, por conta da entrada de umidade, mas volta a esquentar no início da semana que vem", detalha a meteorologista.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o aviso de "perigo" até o dia 15. Segundo o instituto, cinco estados devem registrar temperaturas máximas 5°C acima da média: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

Edson da Cunha

Edson da Cunha

Bacharel em Direito pela UNIVEL - Universidade de Cascavel, radialista comunicador e apresentador na emissora de Rádio Viola 98,1FM de Guaraniaçu.