CELULAR SEGURO: Bloqueio em app substitui registro de roubo em delegacia? Tire essa e outras dúvidas sobre a plataforma.

CELULAR SEGURO: Bloqueio em app substitui registro de roubo em delegacia? Tire essa e outras dúvidas sobre a plataforma.

Imagem / Pixabay.

O governo lançou ontem ferramenta batizada de Celular Seguro, com a promessa de barrar de forma rápida o acesso de criminosos ao conteúdo dos aparelhos roubados. Enquanto o acordo com bancos e operadoras de telefonia já foi firmado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública também negocia o bloqueio dos aplicativos das redes sociais, como Facebook e Instagram, no aparelho.

Atualmente, há o risco de os criminosos conseguirem dados das vítimas por meio das redes sociais conectadas ao aparelho ou usarem ilegalmente o perfil das pessoas.

Tire suas outras dúvidas a seguir sobre como será possível usar a plataforma se tiver um celular roubado

Quando o aplicativo estará disponível?

A partir de hoje, já é possível baixar o aplicativo.

Haverá também um site?

Sim, já é possível cadastrar o aparelho e as pessoas de confiança. O site é celularseguro.mj.gov.br

Todo o celular será bloqueado?

Sim. O bloqueio será feito pelo código de identificação do aparelho, chamado de IMEI, que impossibilita o celular de realizar ligações e acessar dados móveis.

Registro e bloqueio no aplicativo Celular Seguro substitui boletim de ocorrência?

Não. O projeto não substitui o registro de boletim de ocorrência, em caso de roubo ou furto, mas facilita o processo de mitigação do dano ao consumidor, reduzindo o risco de perdas financeiras ou invasão de privacidade.

Quando os bloqueios irão começar?

A partir de hoje.

Devo informar o IMEI?

O IMEI pode ou não ser informado ao cadastrar o aparelho. O objetivo é exigir o mínimo possível de informações. Marca, modelo, telefone e operadora devem ser informados.

Haverá bloqueio além do aparelho?

O governo quer bloquear aplicativos bancários, SMS e e-mails.

Também serão bloqueados os aplicativos das redes sociais?

O governo está negociando para conseguir o bloqueio de redes sociais e plataformas de compras, mas ainda sem cronograma definido.

Quem poderá pedir o bloqueio?

A vítima do roubo, pelo site, ou uma pessoa de confiança.

O que a “pessoa de confiança” vê do seu celular?

Somente o nome e número de telefone da vítima.

Dá para mudar depois as pessoas de segurança?

Sim. A pasta diz que a mudança pode ser feita a qualquer momento.

Se a pessoa de segurança for assaltada, o criminoso pode sequestrar o meu celular remotamente?

A pessoa de confiança não tem acesso a dados sensíveis.

Será possível voltar atrás no bloqueio pelo aplicativo?

Sim. O usuário deverá se dirigir a sua operadora e aos bancos para pedir o cancelamento dos bloqueios.

Quando exatamente as plataformas vão aderir?

Já aderiram Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Itaú, Banco Inter, Sicoob, XP Investimentos, Banco Safra, Banco Pan, BTG Pactual e Sicredi.

A adesão de redes sociais, buscadores, apps de transporte e entregas ainda será detalhado, mas estão conversando com a pasta.

Aplicativos de contas em nuvem serão bloqueados?

O governo está negociando.

A pessoa precisa ser prata ou ouro no gov.br?

É necessário só ter a conta gov.br.

Via / Extra Economia

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.