Concessão de 473 km no Paraná: Governo Lula faz hoje 1º leilão de rodovias.

Concessão de 473 km no Paraná: Governo Lula faz hoje 1º leilão de rodovias.

Imagem/UOL.

O Ministério dos Transportes e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) realizam nesta sexta-feira (25) o leilão do primeiro lote de rodovias do Paraná. O certame, que acontece a partir das 14h na Bolsa de Valores brasileira (B3), é o primeiro do governo Lula (PT) no setor de estradas.

O que vai acontecer?

Lote tem 473 quilômetros de rodovias, sendo quatro federais e três estaduais. O leilão compreende as BR-277, 373, 376 e 476, além das PR-418, 423 e 427. O contrato de concessão dura 30 anos. No momento, as vias não possuem uma concessionária responsável.

É o primeiro leilão de rodovias feito pelo governo Lula (PT). É também o primeiro certame a incluir rodovias estaduais e federais, o primeiro da nova modelagem proposta pelo Ministério dos Transportes e o primeiro do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Rodovias ligam o Porto de Paranaguá (PR) à Ponte da Amizade, na fronteira com o Paraguai. Também há trechos na região metropolitana de Curitiba. As concessões foram entregues pelo estado há cerca de um ano e meio e, no momento, não há nenhuma empresa responsável pelas vias.

Vencerá a disputa quem garantir o menor valor da tarifa de pedágio. Nos trechos do lote, já existem 5 praças que deverão ser restauradas e modernizadas. O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), disse na quarta-feira (23) que duas grandes empresas se habilitaram para o leilão.

Concessão prevê investimento de R$ 13,1 bilhões neste lote. Deste valor, R$ 7,9 bilhões serão destinados às despesas de capital, relacionadas principalmente a expansão e melhoria de capacidade das vias. Já os custos operacionais, referentes a serviços como pontos de descanso para caminhoneiros e balanças de pesagem, por exemplo, devem somar cerca de R$ 5,2 bilhões.

Benefícios incluem 344 km de obras de duplicação e 81 km de faixas adicionais, segundo o governo. Também estão previstos 38 km de terceiras faixas e 41 km de vias marginais, além de 11 passarelas e 60 paradas de ônibus.

Acreditamos na parceria com os estados e com o setor privado para melhorar a qualidade das estradas e o nível dos serviços prestados nas rodovias brasileiras, com tarifas justas e mais segurança. Com os investimentos, a economia do Paraná será ainda mais competitiva, trazendo desenvolvimento e gerando empregos. É um marco.

Renan Filho, ministro dos Transportes

 

Via/UOL.

 

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