ECONOMIA: Prévia da inflação acelera em agosto, puxada por alta da energia elétrica.

ECONOMIA: Prévia da inflação acelera em agosto, puxada por alta da energia elétrica.

Imagem/UOL.

O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor - Amplo 15), considerado uma prévia da inflação oficial, registrou alta de 0,28% em agosto, divulgou hoje o IBGE. Em julho, o índice ficou em -0,07%.

O que aconteceu

Índice voltou a acelerar depois de registrar deflação no mês passado. Sete grupos, dos nove pesquisados, registraram alta em agosto. Em agosto do ano passado, a taxa foi de -0,73%.

Preços de alimentos caíram

O preço de itens importantes para a alimentação no domicílio no mês contribuiu para a queda geral do grupo. Alguns dos alimentos que ficaram mais baratos foram:

batata-inglesa: -12,68%

tomate: -5,6%

frango em pedaços: -3,66%

leite longa vida: -2,4%

carnes: -1,44%

Gasolina mais cara

Em agosto, houve alta nos preços da gasolina (0,90%) e do gás veicular (1,88%) e quedas no óleo diesel (-0,81%) e etanol (-2,55%). Nos custos dos grupos transportes, outro destaque foi a queda de 11,36% nos preços das passagens aéreas, que haviam subido 4,70% em julho.

Resultado do IPCA-15 não contempla o último reajuste anunciado pela Petrobras. A estatal anunciou no dia 16 de agosto um aumento de 16,3% na gasolina e de 25,8% no diesel. Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 14 de julho a 14 de agosto e comparados com aqueles vigentes de 15 de junho a 13 de julho.

Como é calculado o IPCA-15?

O IPCA-15 considera 465 produtos e serviços e mede a inflação para famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos.

O indicador abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia.

A metodologia utilizada é a mesma do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial do país. A diferença está apenas no período de coleta dos preços e nas cidades pesquisadas.

Via/UOL.

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.