Consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2022 deve ser liberada em 24 de agosto.

Consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2022 deve ser liberada em 24 de agosto.

Imagem / Marcelo Camargo / Agência Brasil.

A consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2022 deve ser liberada para consulta pela Receita Federal em 24 de agosto (quarta-feira), uma semana antes do prazo para o depósito na conta do contribuinte, que será feito no dia 31.

Este ano, a restituição do Imposto de Renda é paga em cinco lotes (veja calendário abaixo). Os três primeiros lotes foram pagos em 31 de maio, 30 de junho e 29 de julho para 12,8 milhões de pessoas.

Com número de declarantes recorde em 2022 - a Receita recebeu 36,3 milhões de declarações (36.322.912, precisamente) -, o fisco deverá pagar a restituição a 61% dos contribuintes (22,1 milhões de pessoas) até o fim do calendário de restituição - quase 10 milhões de pessoas ainda aguardam o dinheiro da restituição.

Calendário de restitução do Imposto de Renda 2022

1º lote de restituição - pago em 31 de maio

2º lote de restituição - pago em 30 de junho

3º lote de restituição - pago em 29 de julho

4º lote de restituição - pagamento será em 31 de agosto

5º lote de restituição - 30 de setembro

Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2022?

Para consultar quando vai receber e restituição do imposto de Renda, o contribuinte deve ir ao site Meu Imposto de Renda e na lista de serviços clicar em "Consultar a Restituição". Para a consulta simples, basta acessar este link (clique aqui para consultar sua restituição) e informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.

Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac. Lá será possível saber o status de sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração caiu na 'malha fina'. No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que você mesmo tem de gerar) e senha.

Se o status da declaração aparecer com os dizeres "em fila para restituição", significa que é só esperar os próximos lotes para saber quando vai receber.

Quem recebe a restituição primeiro?

Recebem a restituição primeiro as pessoas que têm prioridade legal: contribuintes idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Depois das prioridades, as restituições são pagas de acordo com a data de envio da declaração. Quanto entregou mais cedo, recebe antes. Até o momento, a Receita pagou os contribuintes que enviaram a declaração até 3 de maio.

O calendário de restituição do Imposto de Renda 2022 prevê o pagamento em cinco lotes, de maio a setembro. O quarto lote será pago em 31 de agosto e o quinto e último lote vai ser depositado em 30 de setembro.

Via / Valor Investe

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.