EDUCAÇÃO: Resultado do Enem 2023 é divulgado nesta terça-feira; saiba como ver a nota.

EDUCAÇÃO: Resultado do Enem 2023 é divulgado nesta terça-feira; saiba como ver a nota.

Imagem / Marcelo Casal Jr./Agência Brasil.

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 será publicado nesta terça-feira, 16, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As notas das provas e da redação poderão ser conferidas na Página do Participante.

A partir desta terça, somente os candidatos que concluíram o ensino médio conseguirão acessar o resultado. As notas dos participantes que realizaram as provas em busca de autoavaliação, conhecidos como treineiros, só serão divulgadas em março. Já o espelho das redações será disponibilizado em 90 dias após a divulgação dos resultados, ou seja, em abril.

O Enem 2023 foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado. Ao todo, os candidatos responderam a 180 questões de quatro áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. Além disso, escreveram uma redação sobre o tema 'Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil'.

Como ver a nota do Enem 2023

    Acesse a Página do Participante;

    Clique em "Entrar com gov.br";

    Informe o seu CPF e senha nos campos correspondentes;

    Pronto! Agora é só conferir as notas do Enem 2023.

Observação: Se você esqueceu a senha para entrar no portal, é possível recuperá-la em um processo bem simples. Primeiro, acesse a página acesso.gov.br, digite o CPF e clique em "Avançar". Em seguida, clique em "Esqueci minha senha", selecione uma das formas de recuperação, preencha os campos solicitados e gere uma nova senha.

Como é calculada a nota do Enem

A nota das provas objetivas do Enem é calculada utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse método diferencia as questões e as classifica em níveis. Isso faz com que duas pessoas que tenham acertado a mesma quantidade de questões possam ter notas diferentes, por exemplo.

Na TRI, as questões são classificadas entre graus de dificuldade fácil, médio e difícil. Assim, conforme o padrão de acertos e erros dos candidatos, a TRI consegue perceber quem realmente estudou e, portanto, acertou questões fáceis e difíceis, e quem teve apenas sorte em um acerto numa questão difícil, apesar de ter errado uma pergunta considerada fácil. Além de avaliar o conhecimento dos candidatos, o objetivo da TRI é evitar acertos na sorte ou por "chute".

Como usar a nota do Enem

Ao longo dos anos, a nota do Enem se tornou uma das principais formas de ingresso no ensino superior do País, sendo usada em programas como o Sisu, o ProUni, o Fies e até em processos seletivos de universidades no exterior. Entenda o que é cada um dessas seleções:

Sisu: criado em 2009, o Sistema de Seleção Unificada permite que os alunos entrem em instituições públicas, sendo a maioria instituições federais, através da nota do Enem. A partir deste ano, o programa terá apenas uma edição, em janeiro;

ProUni: o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos integrais e parciais em universidades particulares para estudantes de baixa renda que não tenham o diploma do ensino superior e que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas ou em escolas particulares com bolsas de estudo;

Fies: o Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação (MEC) que possibilita o financiamento da graduação de estudantes em universidades particulares do Brasil. Os beneficiários devem, depois de formados, pagar a dívida.

Sisu 2024

A partir deste ano, o Sisu terá apenas uma edição, em janeiro. Nos anos anteriores, o programa também abria seleção no meio do ano. Além disso, a classificação dos candidatos passa a seguir as novas regras da Lei de Cotas.

Os candidatos poderão se inscrever no Sisu entre os dias 22 e 25 de janeiro. O resultado da primeira chamada será divulgado em 30 de janeiro. As matrículas deverão ser feitas entre 1º a 7 de fevereiro, a depender do cronograma de cada instituição de ensino. Os candidatos poderão manifestar interesse na lista de espera de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. No link, saiba mais sobre todas as mudanças no Sisu 2024.

Via / Terra.com

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.