CLIMA: Frio atinge 22ºc negativos e sai fora da escala da meteorologia argentina.

CLIMA: Frio atinge 22ºc negativos e sai fora da escala da meteorologia argentina.

Imagem/MetSul.

A temperatura mínima na Argentina nesta segunda-feira caiu a 22,5ºC abaixo de zero, segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN). A marca foi observada na estação de Perito Moreno, na província de Santa Cruz, no extremo Sul do país, na Patagônia.
Em suas redes sociais, o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina publicou o mapa diário das temperaturas mínimas em todo o território argentino e observou que a mínima de hoje em Perito Moreno ultrapassou a escala de valor mais baixo que é de -18ºC.

Os termômetros na Argentina indicaram ainda nesta segunda outras marcas de frio extremo na Patagônia com 13ºC abaixo de zero em Maquinchao (Rio Negro), -11,7ºC em Paso de Indios (Chubut), -10,5ºC em Calafate (Santa Cruz) e a -10ºC em Gobernador Gregores (Santa Cruz).

O recorde de temperatura mínima na Argentina em estações de menor altitude (abaixo de mil metros) é de -35,0°C em 14 de julho de 1991, marca observada na estação meteorológica de Maquinchao, Río Negro, a 858 metros.

Por que tanto frio na Argentina? Há um grande ciclone extratropical que atua agora no Atlântico Sul, distante do Sul do Brasil, e que não oferece qualquer risco de vento forte por estar muito longe e se afastando do continente.
A profunda área de baixa pressão no Atlântico Sul, com pressão mínima central de 987 hPa, impulsiona ar mais frio da região perto da Antártida de Sul para Norte pela Argentina e o Uruguai até chegar ao Rio Grande do Sul.

Havia, ademais, um grande centro de alta pressão de 1.030 hPa sobre a Patagônia na madrugada desta segunda-feira, trazendo intenso resfriamento noturno com menor cobertura de nuvens e elevada subsidência atmosférica.

No início da terça, a alta pressão com 1.030 hPa vai estar sobre o Centro da Argentina, o que vai resultar em frio mais intenso em Buenos Aires, no Uruguai e no Sul do Brasil. É o que fará o frio aumentar nesta terça-feira à medida que ar ainda mais gelado vai estar sobre o Rio Grande do Sul.

A temperatura cairá abaixo de zero em diversas cidades da fronteira com o Uruguai, do Sul e da Campanha. Algumas cidades da Metade Sul podem ter as suas mínimas do ano até agora. Marcas tão baixas quanto -5ºC podem ser registradas em baixadas da Serra do Sudeste. Mínimas de -3ºC a -1ºC ocorrerão em diversos municípios da Campanha e da fronteira.

Via/MetSul.

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.