MUNDO: Canadá derruba ‘objeto não identificado’ que sobrevoava o país, diz primeiro-ministro.

MUNDO: Canadá derruba ‘objeto não identificado’ que sobrevoava o país, diz primeiro-ministro.

Imagem / Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau JOHN THYS / AFP.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse neste sábado que o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD, da sigla em inglês) derrubou um “objeto não identificado” que sobrevoava o país.

Em publicação no Twitter, Trudeau afirmou ter conversado sobre o objeto com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante a tarde, e que as Forças Canadenses vão recuperar e analisar os destroços.

“Ordenei a derrubada de um objeto não identificado que violou o espaço aéreo canadense. @NORADCommand derrubou o objeto sobre o Yukon (região no Noroeste do Canadá). Aeronaves canadenses e americanas foram utilizadas e um (caça) F-22 dos EUA disparou com sucesso contra o objeto", escreveu o primeiro-ministro na rede.

"Falei com o presidente Biden esta tarde. As Forças Canadenses irão agora recuperar e analisar os destroços do objeto. Obrigado ao NORAD por vigiar a América do Norte", complementou em outra publicação.

Em comunicado, a Casa Branca diz que o objeto foi rastreado pelas últimas 24 horas e que a decisão foi tomada com "cautela" e orientação dos militares de ambos os países. A nota afirma ainda que, durante a ligação, "os líderes discutiram a importância de recuperar o objeto para determinar mais detalhes sobre sua finalidade ou origem".

"O objeto foi rastreado e monitorado de perto pelo Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) nas últimas 24 horas e o presidente (Biden) foi continuamente informado por sua equipe de segurança nacional desde que o objeto foi detectado. Com muita cautela e por recomendação de seus militares, o presidente Biden e o primeiro-ministro Trudeau autorizaram que ele fosse abatido", diz o informe.

De acordo com o general Patrick Ryder, principal porta-voz do Pentágono, o objeto começou ser monitorado na sexta-feira à noite, no Alasca, e continuou quando ele entrou no espaço aéreo canadense hoje. Ele foi abatido com um míssil AIM 9X

"O NORAD detectou o objeto sobre o Alasca na noite de sexta-feira. Duas aeronaves F-22 da Base Conjunta Elmendorf-Richardson, no Alasca, monitoraram o objeto no espaço aéreo dos EUA com a ajuda de aeronaves de reabastecimento da Guarda Aérea Nacional do Alasca, rastreando-o de perto e levando tempo para caracterizar a natureza do objeto. O monitoramento continuou hoje quando o objeto cruzou o espaço aéreo canadense, com as aeronaves canadenses CF-18 e CP-140 se juntando à formação para avaliar melhor o objeto. Um F-22 dos EUA abateu o objeto em território canadense usando um míssil AIM 9X", disse em nota.

 

Caça F-22 da Força Aérea dos Estados Unidos. — Foto: Divulgação / NORAD.

Terceiro objeto a violar o espaço aéreo

O objeto é o terceiro a ter violado o espaço aéreo da América do Norte nas últimas duas semanas. No último sábado, um balão chinês que carregava equipamentos de espionagem foi abatido na costa da Carolina do Sul, sobre o Oceano Atlântico, por aviões de guerra dos Estados Unidos após sobrevoar o país, e também o Canadá, durante pelo menos sete dias.

Ontem, os EUA derrubaram um segundo objeto não identificado que voava sobre o Alasca. Segundo o general Patrick Ryder, o objeto era aproximadamente do tamanho de um pequeno carro, não era tripulado e foi abatido por um caça F-22 após ordem do presidente Joe Biden.

— O objeto estava voando a uma altitude de 40 mil pés e representava uma ameaça razoável à segurança do vôo civil — Ryder em coletiva de imprensa. Aviões comerciais voam em altitudes de 40 a 45 mil pés.

O general afirmou ainda que o objeto não se parecia com o balão chinês abatido na semana anterior. Em nota neste sábado, o NORAD afirmou não ter mais detalhes neste momento sobre "incluindo suas capacidades, propósito ou origem".

Por Bernardo Yoneshigue — Rio de Janeiro.

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.

Edson da Cunha

Edson da Cunha

Bacharel em Direito pela UNIVEL - Universidade de Cascavel, radialista comunicador e apresentador na emissora de Rádio Viola 98,1FM de Guaraniaçu.