Imagem / Ilustrativa.
A Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná) com sede em Cascavel-Pr, tem se mobilizado para mediar junto aos governos Estadual e Federal, ações que proporcionem obras de melhorias nos municípios de sua abrangência.
Recentemente a Entidade apresentou ao Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura, moções que justificam a necessidade de investimento na execução em obras de infraestrutura que devem contribuir no desenvolvimento sustentável da região.
Conheça algumas das reivindicações:
Moção 11
Reivindicação de Melhorias na PR-471, que liga Catanduvas à BR-277 e a Três Barras do Paraná
Responsável Microrregional 04 da Caciopar
Destinatário
Ministério da Infraestrutura, Governo do Estado do Paraná, Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, Câmara Federal, ALEP, CACB e Faciap
Justificativa
A rodovia PR-471, que liga Catanduvas à BR-277 e a Três Barras do Paraná, foi construída na década de 1980 e se encontra em situação precária devido ao desgaste de quase 30 anos de intenso uso e por não receber a devida manutenção. A referida rodovia é um importante elo entre as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, portanto, fator de desenvolvimento ou de atraso das duas regiões. Essa estrada é usada para o transporte de mercadorias que abastecem o comércio de cargas vivas (granjas, suínos, bovinos etc.), bem como utilizada por estudantes universitários que se deslocam diariamente das cidades de Três Barras do Paraná, Catanduvas, Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu para estudar em Cascavel, além dos demais veículos que se utilizam dela para se deslocar até os vizinhos municípios. Ressaltamos ainda que essa rodovia possui grande fluxo de veículos que se deslocam até Cascavel para realizar consultas e exames médicos, pois este é um grande centro médico regional. Importante destacar que o recapeamento que liga Catanduvas a Três Barras do Paraná já foi licitado e quem ganhou a concorrência foi a empreiteira do deputado federal Vermelho, mas até agora a obra não foi executada. Essa mesma empreiteira venceu licitação do trecho que liga Toledo a Assis Chateaubriand.
Proposição
Dada a importância dessa rodovia estadual e tendo em vista a sua condição, pedimos auxílio à Secretaria de Estado de Transportes do Paraná no sentido de que sejam tomadas as devidas providências no que diz respeito à manutenção da mesma. Os buracos e a falta de sinalização podem ser causa de gravíssimos acidentes, podendo resultar em prejuízos materiais e até mesmo em perda de vidas.
Cidades da Microrregião 04
Guaraniaçu, Boa Vista da Aparecida, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Ibema, Lindoeste, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste e Três Barras do Paraná.
Assina a Moção Flavio Gotardo Furlan, Presidente da Caiopar e Valcir Antonio Guarda, Diretor da Microrregional 04
MOÇÃO 12
Pavimentação da PR-471 (Guaraniaçu a Campina da Lagoa)
Responsável Microrregional 04 da Caciopar.
Destinatário
Ministério da Infraestrutura, Governo do Estado do Paraná, Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, Câmara Federal, ALEP, CACB e Faciap
Justificativa
Contar com estradas pavimentadas, bem sinalizadas e em boas condições de tráfego é um dos fatores mais determinantes para o crescimento de uma região. Mesmo como um dos mais prósperos e desenvolvidos estados do Brasil, o Paraná ainda conta com conexões a municípios importantes precárias, de chão batido, como eram há décadas. Um desses exemplos é o trecho da PR-471 entre Guaraniaçu e Campina da Lagoa, dois municípios importantes na produção agropecuária paranaense. As condições da estrada, que costumam piorar muito quando não ocorrem manutenções e há intensos períodos de chuvas, exigem cautela dos motoristas. Por outro lado, as limitações que ela impõe atrapalham o desenvolvimento da região. A PR-471 se estende por 123 quilômetros. Ela começa em Mamborê e então passa por Campina da Lagoa e chega a Guaraniaçu, onde se une à BR-277, uma das principais artérias rodoviárias do Sul do Brasil. Grande parte do percurso não tem asfalto, acostamento nem sinalização que permita uma viagem com o mínimo de segurança e conforto a motoristas e a passageiros. Os três municípios têm forte dependência agrícola. O trecho entre Campina da Lagoa e Guaraniaçu é basicamente formado por produtores rurais que dependem dessa via para se comunicar com as cidades e transportar suas produções. Só no município de Guaraniaçu, a região abrangida pela 471 produz anualmente cerca 800 mil sacas de soja, 500 mil de milho e 350 mil sacas de trigo. Já na pecuária são aproximadamente 27.137 cabeças de gado, 5.200 suínos, e 289 mil aves que são transportadas pela rodovia. Outro ponto que prova a importância da PR-471 é o fato dela ser a rota de conexão para o centro ocidental paranaense. Mas devido as más condições da rodovia, atualmente é necessário fazer uma rota alternativa (por estradas em melhores condições) que aumenta em cerca de cem quilômetros o trajeto.
Proposição
Solicitamos ao governo a pavimentação da PR-471 no trecho entre Guaraniaçu e Campina da Lagoa. A pavimentação vai melhorar as condições de tráfego, trazer mais segurança e agilidade aos usuários e estimulará investimentos entre comerciantes e produtores rurais. A pavimentação vai gradualmente acelerar a produção de riquezas, gerando ainda mais retorno, por meio de tributos, ao próprio governo.
Assina a Moção Flavio Gotardo Furlan, Presidente da Caiopar e Valcir Antonio Guarda, Diretor da Microrregional 04
Redação.
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