Imagem / Reprodução / MP-MT.
Doze contadores de Mato Grosso são alvos da Operação Ghost, deflagrada nesta terça (14), pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). Os profissionais que expediam notas fantasmas são dos municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Vila Rica, Goiânia (GO) e São Miguel do Oeste (SC). A operação é realizada com apoio do Gaeco de São Miguel do Oeste (SC) e de Goiânia (GO).
De acordo com a unidade regional do Gaeco de Sorriso, a investigação teve início com as informações contidas na quebra de sigilo bancário e fiscal de alvos da operação “Camuflagem II”, quando foi desarticulada organização criminosa que praticava, entre outros crimes, o roubo de defensivos agrícolas.
Na ocasião, o Gaeco constatou que diversas empresas emissoras de notas fiscais, do ramo agrícola e de transportes, não existiam de fato. Além disso, identificou-se que muitos dos “proprietários” dessas empresas não possuíam perfis financeiros condizentes com o capital social da pessoa jurídica, eram falecidos e/ou possuíam longo histórico criminal.
Após confrontações dos dados e documentos levantados, as investigações indicaram contabilistas específicos que eram responsáveis pela maior parte das empresas fantasmas.
A operação foi nomeada de Ghost pelo motivo de o objeto apurado ser a criação e movimentação de empresas “fantasmas”, criadas para operar atividades ilícitas.
CAMUFLAGEM II
Os nove réus denunciados pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso em razão da Operação Camuflagem II, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Sorriso (395 km de Cuiabá), foram condenados pela Justiça. As penas aplicadas somam mais de 250 anos de prisão.
O proprietário do escritório TECNOSUL CONTABILIDADE e presidente da ACES (Associação Comercial e Empresarial), no município de Sorriso-MT, membro do CRC-MT e que já recebeu inúmeras homenagens com menções de aplausos, pelos bons serviços prestados à comunidade e ao empresariado local, Sávio Junior Zaniolo, destacou a importância da atuação policial para conter este tipo de crime que vinha sendo praticado na região.
“Somos a favor da ação policial que visa coibir atitudes de alguns maus profissionais que ao praticar atos ilegais, acabam denegrindo a imagem de toda uma classe de trabalhadores comprometidos em exercer a função com honra e dignidade”, afirmou Sávio Zaniolo.
Conheça a história da empresa TECNOSUL CONTABILIDADE e seus sócios:
QUEM SOMOS A EMPRESA NOSSA HISTÓRIA
Nos anos 80, a Tecnosul Contabilidade e Assessoria trabalhava de forma individual em nome do sócio majoritário, iniciando sua história de uma maneira muito simples, sendo uma sala anexa à residência do proprietário. Os primeiros clientes, surgem em sua grande maioria, madeireiros e comerciantes.
A expansão da agricultura proporcionou a consolidação da economia de Sorriso, que aliada ao empenho e a dedicação da equipe, permitiu que a Tecnosul crescesse junto ao cenário econômico do município, passando a atender uma demanda maior de empresas nos mais diversos segmentos de atividade econômica.
Hoje localizada em uma área central, de fácil acesso e estacionamento, a empresa oferece serviços de assessoria contábil, serviços de Holding Empresarial não Financeira e Sucessão Familiar, planejamento tributário, gestão financeira, que permite a adequação das empresas à menor carga tributária, software para o acompanhamento automatizado de certidões negativas e seguro de responsabilidade civil.
A área de gestão ambiental também tem atenção especial na empresa, que conta com um profissional especializado na elaboração de projetos de licenciamento ambiental, plano de gestão de resíduos sólidos, certidões ambientais, cadastros técnicos do Ibama, entre outros.
A Contabilidade do Agronegócio é uma das atividades que está em alta no cenário nacional, esta área de conhecimento inclui ferramentas uteis para proporcionar ao proprietário rural e o empresário rural o conhecimento da sua situação patrimonial e o embasamento para tomada de decisões financeiras em seus negócios. A Contabilidade Rural tem como objetivo principal realizar o controle patrimônio e a apuração do resultado das entidades rurais considerando suas especificidades, contudo contamos com uma equipe de profissionais especializados na área do Agronegócio.
Com base na empatia, a Tecnosul oferece um atendimento personalizado, levando em consideração a necessidade de cada cliente, proporcionado segurança, satisfação e comodidade. Para tanto, além da formação na área, os colaboradores estão em constante atualização e capacitação profissional para acompanhar as tendências de mercado.
Enfim, empregamos alta tecnologia para superar os desafios tributários e sermos excelência nos serviços prestados e assim contribuirmos para o sucesso dos nossos clientes.
savio junior zaniolo. Contador, inscrito no CRC/MT sob nº PR049.000/O-6 T, desde fevereiro de 2005. Atuação na área de Contabilidade Empresarial e Rural. Contador e Especialista – MBA em Gestão Tributária – Turma IV, Unível – União Educacional de Cascavel (PR) desde maio de 2015, MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário, UniLaSalle – União Educacional de Lucas do Rio Verde (MT) desde julho de 2020, artigo publicado no Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário link: https://educacao.ibpt.com.br/blog/reorganizacao-societaria/, acadêmico do Curso de Direito na UNIC – Universidade Cuiabá MT e Pós Graduando de MBA Holding e Planejamento Societário pela instituição EBPÓS - Escola Brasileira de Pós-Graduação, escrituração Fiscal e Contábil. Folha de Pagamento, Declaração de IR Jurídica e Física, abertura e encerramento empresas, assessória e Consultoria Tributária, fiscal e administrativa de 1996 a 2006 no estado do PR. Servidor Público na Câmara Municipal de Campo Bonito PR, desde 2007 a 2013, Presidente do Observatório Social de Sorriso MT, no período de 2018 a 2020, Presidente da Associação comercial e empresarial de Sorriso – ACES no período de 2021 a 2023, Membro da comissão de Estudos Técnicos de Contabilidade Privada do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso, Portaria CRCMT N° 98, de 18 de dezembro de 2020. Membro da Comissão de Estudos Técnicos de Auditoria, Portaria CRCMT N° 97, de 18 de dezembro de 2020 e membro da Comissão de Estudos Técnicos de Perícia do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso, Portaria CRCMT N° 100, DE 18 de dezembro de 2020. Recebeu a Moção Aplauso da Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso nº 510/2021 em 14/04/2021. Sócio Proprietário e Contador Especialista - Empresa TECNOSUL SERVIÇOS EDITORIAIS E CONTABEIS LTDA, CNPJ nº 10.942.078/0001-89. Atuando como Contador e Consultor, bem como desenvolvendo trabalho de Escrituração Contábil, Fiscal, Recursos Humanos “RH”, Assessoria e Consultoria Contábil, Tributaria, Administrativa e Contabilidade Gerencial nos municípios de Mato Grosso.
sonia mara de albuquerque zaniolo. Administradora inscrita no CRA/MT 7.176, desde abril de 2014. Atuação na área de Gestão Financeira e Empresarial do Agronegócio. Gerente de Negócios Sicredi de 2000 a 2011. Assessora de Planejamento Município de Campo Bonito (PR) de 2012 a 2014. Presidenta da APAE de Campo Bonito PR de 2011 a 2012. Atualmente Sócia Proprietária e Diretora Financeira – Empresa TECNOSUL SERVIÇOS EDITORIAIS E CONTABEIS LTDA, CNPJ nº 10.942.078/0001-89 e demais Filiais, Atuando como Diretora Financeira bem como consultoria financeira e gestão agronegócio.
JEANE CLAIDES FREITAG. Técnico Contábil e Geógrafa, inscrito na CRC/MT 12711/O-8, desde fevereiro de 2011. Atuação na área de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. Coordenadora de Departamento Pessoal (Sorriso-MT) de Outubro/1993 à Maio/2009. Atualmente Diretora de Recursos Humanos e sócia da Empresa TECNOSUL SERVIÇOS EDITORIAIS E CONTABEIS LTDA, CNPJ nº 10.942.078/0001-89 e demais Filiais.
Redação
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.