Imagem/FarmNews.
A previsão do USDA realizada em janeiro de 2023 projeta um crescimento das importações mundiais de carne bovina e o dado esperado para o ano, caso confirmado (Tabela abaixo) será novo recorde, somando o equivalente a 10,32 milhões de toneladas em equivalente carcaça.
O valor de 10,32 milhões de toneladas projeta uma alta de 1,5% em relação ao valor observado em 2022 (10,17 milhões de toneladas), mas, supera em 6,5% a última previsão de importação global para o ano de 2023, quando em outubro de 2022 a expectativa era que as vendas totais alcançassem o equivalente a 9,69 milhões de toneladas em equivalente carcaça.
A Tabela a seguir apresenta os dados de importação de carne bovina pelos principais países compradores, em milhões de toneladas em equivalente carcaça, entre 2019 e a expectativa para 2023, segundo dados do USDA.
Pois é, a China deve participar com quase 35,0% do volume mundial de importação de carne bovina no ano de 2023, de longe o maior comprador global. E o importante é destacar que a estimativa do USDA para o país asiático era de compras equivalente a 2,85 milhões de toneladas em equivalente carcaça, valor muito abaixo da última revisão, apresentada em janeiro (3,52 milhões de toneladas).
Diante de um crescimento das vendas para a China em 2023, ainda que modesto frente ao resultado de 2022, o cenário segue favorável para o Brasil. E por falar no Brasil é importante destacar os dados de exportação de carne bovina no ano de 2022 que podem ser superados pelos valores de 2023.
E apesar da expectativa positiva para o ano quando o assunto é exportação, o preço do boi gordo no mercado interno segue em trajetória de queda devido à baixa liquidez desse início de ano e também pelas incertezas quando a capacidade da demanda interna em apresentar recuperação frente a uma expectativa de maior oferta de animais para abate ao longo do ano.
Via/FarmNews.
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.