ELEIÇÕES 2022: Nova pesquisa aponta reeleição de Ratinho Jr no primeiro turno e liderança de Moro ao Senado.

ELEIÇÕES 2022: Nova pesquisa aponta reeleição de Ratinho Jr no primeiro turno e liderança de Moro ao Senado.

Imagem/G1.

Foi divulgada nesta quinta-feira (21), uma nova pesquisa Real Time Big Data sobre a disputa ao Governo do Paraná. Ela reforça o favoritismo do atual governador Ratinho Junior, do Partido Social Democrático (PSD), à reeleição. Passados 24 dias desde o último levantamento feito pelo instituto, encomendado pela Record TV, Ratinho ampliou a sua vantagem em todos os cenários e teve aumento na taxa de aprovação de seu governo pela população. 

No cenário estimulado, quando com os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados, Ratinho Junior subiu de 42% para 43% das intenções de voto, enquanto todos os seus adversários juntos somam apenas 25%. Com 14% de votos brancos ou nulos, o governador tem clara perspectiva de vitória já em primeiro turno, marcado para 2 de outubro. 

 

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes de pré-candidatos, a situação é ainda mais favorável ao atual chefe do poder executivo. Além de subir de 20% para 21% entre os dois levantamentos, os demais candidatos juntos caíram de 14% para 11%.  

Roberto Requião aparece em segundo lugar com 7% e Flávio Arns foi lembrado por 1%. Veja todos os números:

Moro lidera pro Senado

Se no poder executivo a situação parece encaminhada, a única vaga ao Senado pelo Paraná neste ano ainda tem ocupante incerto. Como a lista de pré-candidatos mudou entre um levantamento e outro feito pelo Real Time Big Data, os dados não são comparáveis entre si. Nesta quarta-feira (20), o PSDB desistiu de lançar o nome do ex-prefeito de Guarapuava, César Silvestre Filho, ao Governo do Paraná, apresentando-o como nome ao Senado. Essa situação ainda não existia quando da realização desta pesquisa. 

Por isso, até o momento, a disputa se mostra mais concentrada entre Sérgio Moro, do União Brasil, e Álvaro Dias, do Podemos. No cenário com mais pré-candidatos em disputa, Moro tem 31% e Dias marca 27%. Completam a disputa Doutor Rosinha (PT), com 7%, Paulo Martins (PL), com 5%, Aline Sleutjes (Pros), com 2%. Guto Silva (Progressistas), Desiree Salgado (PDT) e Valdir Rossoni (PSDB) aparecem com 1% cada, enquanto Orlando Pessuti (MDB) e Elton Bars (PCdoB) não chegaram a 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 11% e 16% disseram não saber em quem votar ou não responderam. 

No segundo cenário apresentado, com uma disputa mais direta entre Sergio Moro e Álvaro Dias, o ex-juiz tem 32% das intenções de voto contra 27% do representante do Podemos. Veja os números:

Já no terceiro cenário, sem o nome de Álvaro Dias – que ainda não confirmou a candidatura-, Sergio Moro tem uma vantagem ainda maior. Segundo a pesquisa, o ex-juiz aparece com 41%, contra 6% de Paulo Martins, 5% de Aline Sleutjes, 3% de Guto Silva e 2% de Desiree Salgado. Veja os números:

Sobre a pesquisa

O levantamento Real Time Big Data ouviu 1.500 eleitores paranaenses por telefone entre os dias 19 e 20 de julho. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os dados estão registrados sob o número PR-06745/2022.

Por que o Preto no Branco publica as pesquisas?

O Preto no Branco publica todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país, devidamente registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias.

O Preto no Branco considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor.

Via/Preto No Branco.

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.