ELEIÇÕES 2022: Pesquisa PoderData aponta Lula liderando com 42%; Bolsonaro tem 35%; Ciro, 5%, e Doria, 4%.

ELEIÇÕES 2022: Pesquisa PoderData aponta Lula liderando com 42%; Bolsonaro tem 35%; Ciro, 5%, e Doria, 4%.

Imagem: Reprodução, Cleber Clauber Caetano/PR, Divulgação/Governo de SP.

Pesquisa PoderData divulgada hoje pelo site Poder360 aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa pela Presidência, com 42% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo, com 35%, uma diferença de sete pontos percentuais.

Na sequência, aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 5%, o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), com 4%, o deputado federal André Janones (Avante), com 3%, e a senadora Simone Tebet (MDB), com 2%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, esses quatro pré-candidatos empatam tecnicamente.

O deputado Luciano Bivar (União Brasil), o cientista político Luiz Felipe D'Avila (Novo), o ex-deputado José Maria Eymael (DC), o coach Pablo Marçal (Pros), a economista Sofia Manzano (PCB), o líder de movimento social Leonardo Péricles (UP) e a sindicalista Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram.

Brancos e nulos somam 5%, e 4% disseram não saber em quem irão votar.

Não é possível fazer uma comparação do desempenho dos pré-candidatos em relação à pesquisa anterior, publicada em 29 de abril, porque que há diferença na lista de nomes apresentados como opção. A pesquisa atual incluiu o nome de Marçal. No levantamento de duas semanas atrás, a distância entre Lula e Bolsonaro era de cinco pontos percentuais.

A pesquisa do PoderData foi realizada com recursos próprios da empresa do grupo Poder360 Jornalismo, de 8 a 10 de maio de 2022, com 3 mil entrevistados por telefone. O levantamento foi feito em 288 municípios das 27 unidades da federação. O intervalo de confiança é de 95%, segundo o instituto, e o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-08423/2022.

Veja abaixo o cenário de 1º turno:

Lula (PT): 42%

Bolsonaro (PL): 35%

Ciro (PDT): 5%

Doria (PSDB): 4%

Janones (Avante): 3%

Tebet (MDB): 2%

Bivar (União Brasil): 0%

d'Avila (Novo): 0%

Eymael (DC): 0%

Marçal (Pros): 0%

Manzano (PCB): 0%

Péricles (UP): 0%

Vera (PSTU): 0%

Brancos e nulos: 5%

Não sabem: 4%

Cenário reduzido

O PoderData também simulou um cenário de primeiro turno com apenas cinco candidatos, adotando como critério listar aqueles que em algum momento já haviam pontuado 3% no cenário geral com todos os nomes. Neste caso, Lula e Bolsonaro registraram os mesmos percentuais que no levantamento mais amplo — 42% e 35%, respectivamente.

Já Ciro oscila dois pontos percentuais para cima e marca 7%. O mesmo movimento é registrado por Doria, que chega a 5%. André Janones pontua 2%. Outros 3% responderam que querem votar em "outros" candidatos. Brancos e nulos somam 4% e não sabem, 3%.

Lula (PT): 42%

Bolsonaro (PL): 35%

Ciro (PDT): 7%

Doria (PSDB): 5%

Janones (Avante): 2%

Outros: 3%

Brancos e nulos: 4%

Não sabem: 3%

Segundo turno

A pesquisa também realizou simulações para um eventual segundo turno das eleições. Conforme o levantamento, Lula ganharia de Bolsonaro e de Ciro.

Contra o atual mandatário, o petista tem 49%, contra 38%, uma diferença de onze pontos percentuais. No levantamento anterior, a diferença entre os dois era de nove pontos percentuais, a mesma registrada também há um mês. Já contra Ciro, Lula venceria por 49% a 23%, uma diferença de 26 pontos percentuais.

Ciro e Bolsonaro empatam tecnicamente — 42% a 40%, respectivamente. Veja abaixo os cenários testados:

Cenário 1

Lula (PT): 49%

Bolsonaro (PL): 38%

Branco/nulo: 9%

Não sabem: 4%

Cenário 2

Ciro (PDT): 42% Bolsonaro (PL): 40%

Branco/nulo: 15%

Não sabem: 3%

Cenário 3

Lula (PT): 49%

Ciro (PDT): 23%

Branco/nulo: 25%

Não sabem: 2%

Sobre o instituto

O PoderData é um instituto de pesquisa ligado ao site de jornalismo político Poder360. O instituto faz pesquisas por telefone de forma automatizada, usando o método IVR (Interactive Voice Response). Um robô liga para o telefone do eleitor, que escuta perguntas gravadas e as responde discando em seu telefone a opção desejada.

Do UOL, em São Paulo.

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.

 

Edson da Cunha

Edson da Cunha

Bacharel em Direito pela UNIVEL - Universidade de Cascavel, radialista comunicador e apresentador na emissora de Rádio Viola 98,1FM de Guaraniaçu.