ESPIGÃO ALTO DO IGUAÇU: Homem e mulher indígenas são mantidos em cárcere privado por descumprirem regras da aldeia.

ESPIGÃO ALTO DO IGUAÇU: Homem e mulher indígenas são mantidos em cárcere privado por descumprirem regras da aldeia.

Imagem / Ilustrativa PM/PR.

Após Solicitação Via Central de Operações de Quedas Do Iguaçu, uma denúncia relatou aos policiais, sobre uma situação de Cárcere Privado, onde um indígena teria entrado em contato relatando a situação.

Segundo seu relato, ele estaria preso desde o dia 09/04/2023. Diante das informações, foi realizado uma ação conjunta entre a Polícia Militar e Polícia Civil, onde em deslocamento na Aldeia Pinhal, pertencente aos indígenas guarani, realizaram diligências e ações de buscas a fim de contatar a veracidade de tal denúncia.

No interior da aldeia foi localizada uma senhora, que estava sendo mantida em um cômodo, espécie de um banheiro desativado de uma residência, totalmente isolada, trancado a porta com troncos de madeira, ainda em buscas foi localizado um senhor preso, também em um cômodo isolado com a porta trancada com correntes.

Em contato com os mesmos, relataram que estariam presos desde o dia 09/04/2023 (último domingo), porque descumpriam regras da aldeia, e que quem teria dado a ordem para tal ato, seria a pessoa que está respondendo pela aldeia na ausência do Cacique, que está em viagem no momento.

Algumas pessoas indígenas que fazem parte da equipe de segurança da aldeia afirmaram que efetuam a prisão das vítimas, como forma de castigo por eles terem descumprido regras da aldeia.

Para os policiais foi relatado que tal situação é uma forma de controle e organização, a fim de manter a ordem dentro da aldeia.

Diante da situação foi feito o encaminhamento de todos os envolvidos para a Delegacia de Quedas do Iguaçu para os procedimentos cabíveis, foi realizada a apreensão de um celular de marca Realme de cor preta, o qual conta conversas entre sobre a prisão das vítimas.

Via / 5º CRPM /6º BPOM/ 2ª COMPANHIA – Quedas do Iguaçu.

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.

 

Edson da Cunha

Edson da Cunha

Bacharel em Direito pela UNIVEL - Universidade de Cascavel, radialista comunicador e apresentador na emissora de Rádio Viola 98,1FM de Guaraniaçu.