Imagem: Hoang NC
A atividade econômica brasileira apresentou um crescimento de 0,4% no mês de agosto, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta quinta-feira (16). O resultado é visto pelo mercado como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e marca uma recuperação após três meses de queda na comparação com o mês anterior (julho).
Destaques e Cenário Econômico
-
Recuperação Setorial: O crescimento foi impulsionado, principalmente, pela Indústria, que registrou um aumento de 0,8% em sua atividade. O setor de Serviços e a arrecadação de Impostos também tiveram resultados positivos.
-
Agropecuária em Queda: O único setor que registrou queda no período foi a Agropecuária, com retração de 1,9%.
-
Acumulado: Nos últimos 12 meses, o indicador IBC-Br acumula uma alta de 3,2%.
-
Função do IBC-Br: O índice mensal do Banco Central (BC) é utilizado para avaliar a evolução da economia do país e serve de subsídio para o Comitê de Política Monetária (Copom) tomar decisões sobre a taxa básica de juros (Selic).
A tendência é que, com a economia reagindo, as políticas monetárias continuem sendo ajustadas para equilibrar o controle da inflação com o estímulo ao consumo e à produção no país.
Via: Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.