Dia Internacional da Mulher, o dia em que muitas ganham flores, doces, entre outros presentes. O dia em que vemos alegria e comemoração para todos os lados, mas o que precede este dia, não é alegria, nem beleza, muito menos flores e presentes. O que veio antes de tudo isso foi dor, vidas perdidas e acima de tudo, muita luta.
Para entendermos melhor o que significa este dia, precisamos entender um pouco da história por traz dele. Todos conhecemos a história popular, de que no dia 8 de março de 1857, uma fábrica têxtil em Nova York, supostamente fora incendiada pelo proprietário, matando 129 mulheres, porém essa história não é verdade.
Houve sim um incêndio em Nova York, mas no dia 25 de março de 1911. Esse incêndio aconteceu na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens, sendo a maioria dos mortos judeus. As causas do incêndio foram as más condições do ambiente, porém, nessa época muitos donos de fábricas, trancavam seus funcionários durante o expediente, como forma de evitar greves, e no momento em que a Triangle Shirtwaist Company pegou fogo, suas portas estavam trancadas impossibilitando a fugas dos funcionários do local, o que intensificou a quantidade de mortes.
Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres, pois evidenciou as condições de trabalho precárias em que elas eram submetidas. Contudo é importante afirmar que o Dia Internacional da Mulher não foi criado por influência de uma tragédia, mas sim por décadas de engajamento político das mulheres pelo reconhecimento de sua causa.
Muitos protestos e greves já ocorriam na Europa e nos Estados Unidos desde a segunda metade do século XIX. As associações de mulheres estavam a frente de boa parte dessas manifestações, o que as colocou na agenda revolucionária. Foi o que aconteceu em 08 de março de 1917, na Rússia. Nessa época a Rússia, foi fortemente marcado pelo ciclo revolucionário que derrubou a monarquia czarista, e nesse clima de agitação revolucionária, as mulheres trabalhadoras do setor de tecelagem entraram em greve, no dia 8 de março, reivindicando a ajuda dos operários do setor de metalurgia. Essa data então, entrou para a história como um grande feito de mulheres operárias.
Após a Segunda Guerra Mundial, o dia 08 de março tornou-se aos poucos o símbolo principal de homenagens às mulheres (em virtude da greve das russas). Também foi associado ao mês de março, e a partir de então, o evento do incêndio em Nova York, ocorrido no dia 25, como citado anteriormente.
A partir dos anos 1960, a comemoração do dia 8 de março já tinha se tornado tradicional, mas foi oficializada pela ONU apenas em 1975, quando essa organização declarou o Ano Internacional das Mulheres, como uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo. Como parte desses esforços, o dia 8 de março foi oficializado como o Dia Internacional da Mulher.
Feliz Dia da Mulher!