O governador Carlos Massa Ratinho Junior fez nesta segunda-feira (2) a primeira vistoria técnica às obras de readequação do Trevo Cataratas, em Cascavel, na Região Oeste. A modernização do modal entrou em uma nova fase no domingo (01) com a conclusão de uma via marginal paralela à BR-277, a nova pavimentação da Rua Francisco Ignacio Fernandes e a execução de alças e acessos.
Com isso, o tráfego de veículos foi totalmente desviado do trevo, permitindo o início dos serviços no canteiro central. Foram cerca de 4 quilômetros de desvios executados nesta etapa.
Considerado um dos principais gargalos rodoviários do País com fluxo estimado em mais de 45 mil veículos por dia, o Trevo Cataratas é a conexão que reúne as rodovias BR-369, no sentido de Maringá; a BR-277, entre Guarapuava e Foz do Iguaçu; a BR-467, em direção a Toledo; e a Avenida Brasil, principal via de acesso a Cascavel. O fluxo diário é estimado em 45 mil veículos ou 3,3 mil por hora em picos. O investimento na modernização do complexo rodoviário é de R$ 82 milhões.
“Há mais de 35 anos que se esperava essa obra no Trevo Cataratas e nunca saiu do discurso. Unimos todos em torno desse projeto para fazer com que realmente acontecesse. E agora estamos vendo as máquinas trabalhando, saindo do papel. Vamos resolver um dos maiores problemas de Cascavel”, destacou Ratinho Junior.
Na oportunidade Ratinho, falou sobre a nova concessão do pedágio das rodovias que cortam o Paraná, de acordo com o governador, o Governo Federal aceitou as três exigências que o Governo Estadual fez para esse novo modelo, que foram; modelo de menor tarifa, grande número de obras como, duplicações, contorno e terceiras faixas, e a última exigência é a transparência, que as empresas participantes sejam empresas com capital aberto na bolsa de valores, para que as chances de abando de obras ou falência sejam menores.
Fonte: Agência Estadual de Notícias
Imagem: José Fernando Ogura AEN